quarta-feira, 15 de outubro de 2008

HERODES, O GRANDE


Rei da Judeia e de toda a Palestina na altura do nascimento de Jesus. Era o segundo filho do edomeu Antipater, e assim um descendente dos antigos edomitas, mas era judeu de cidadania e profissão religiosa. Herodes foi um grande construtor e fundador de várias cidades magníficas, que foram construídas no estilo helenístico e esplendor. Estas incluíam duas cidades nomeadas em homenagem ao imperador Augusto: Samaria, à qual ele chamou Sebaste (grego que significa "Augusta"), e a Cesareia, que mais tarde se tornou a sua capital. Outras cidades ou fortalezas construídas por ele eram Masada, perto da margem ocidental do Mar Morto, Gaba na Galileia , e Esbon (antiga Hesbon) na Pereia.
A cidade de Jerusalém também recebeu a sua atenção. Começando em c. 20 B.C. ele reconstruiu o templo de Zorobabel, que estava praticamente em ruinas, e começou a erigir edificios magníficos dentro e à volta do templo. Construiu também um palácio real em Jerusalém, uma torre do qual ainda é parcialmente visível na secção inferior da denominada "Torre de David" na citadela. Herodes construiu também um teatro e um anfiteatro. Os judeus odiavam-no porque ele era edomeu e amigo dos romanos, e devido à sua vida privada escandalosa. Eles guardavam rancor da sua extrema crueldade e da sua imposição de impostos pesados a fim de suportar as suas construções.
Herodes o Grande aparece na Bíblia no Novo Testamento como referência à data da altura em Lc 1:5, e na narrativa dos "homens sábios do oriente" relatado em Mt 2:1-18. Depois de ter ouvido que um descendente de David tinha nascido em Belém de acordo com uma profecia antiga, o rei deu ordens para matar todas as crianças daquela cidade. Este acto cruel não está registado na história secular. No entanto está em completa harmonia com as suas outras atrocidades e actos cruéis. A ultima atrocidade planeada por Herodes felizmente nunca chegou a ser executada. Sabendo que haveria grande alegria no reino quando as pessoas soubessem da sua morte, mandou prender os judeus mais influentes no estádio em Jericó, e deu ordens que fossem mortos assim que ele morresse, a fim de providenciar algum pranto na altura da sua morte. No entanto, a sua irmã Salomé e o seu marido Alexas, que estavam encarregues de executar esta ordem, frustraram o seu plano ao libertar os prisioneiros após a sua morte, trazendo assim grande alegria a muitos lares judeus. Herodes morreu no seu 34º ano de reinado com a idade de 69 anos em 4/3 B.C. muito provavelmente na primavera de 4 B.C.

Nenhum comentário: