sexta-feira, 10 de outubro de 2008

ESDRAS - "Ajuda".

1.) Um "escriba" que conduziu o segundo grupo de exilados desde a Babilónia até Jerusalém em 459 a. C. e foi o autor do livro das Escrituras que leva o seu nome. Era filho, ou talvez o neto, de Seraías (2Rs 25:18-21) e descendente, em linha recta, de Finéias, o filho de Aarão (Ed 7:1-5). Tudo o que se sabe da sua história pessoal, está registado nos últimos quatro capítulos do seu livro e em Nm 8 e Nm 12:26.
No sétimo ano do reinado de Artaxerxes Longânimo, ele recebeu permissão para se dirigir a Jerusalém, levando com ele um grupo de israelitas (Ed 8:1-36). Artaxerxes demonstrou grande interesse pelo empreendimento que Esdras desejava levar a cabo, concedendo-lhe "tudo o que ele pedira" e carregando-o de presentes para a casa de Deus. Esdras reuniu um grupo de exilados, provavelmente cerca de 5000 pessoas ao todo, que já estavam à sua espera nas margens do Aava, onde descansaram durante três dias e onde Esdras as dispôs por ordem, a fim de efectuarem a marcha através do deserto e cuja travessia foi conseguida em quatro meses. Os trâmites realizados em Jerusalém, à sua chegada lá, estão registados neste livro.
Ele era "um hábil escriba no que se referia à lei de Moisés," que "predispusera o seu coração a estudar a lei do Senhor e a cumpri-la, ensinando a Israel os estatutos e juízos." Diz o Professor Binnie que "Esdras é o primeiro exemplo bem definido de uma espécie de homens que nunca deixou de haver dentro da igreja, desde então; homens de uma erudição sagrada, que devotam as suas vidas ao estudo das Sagradas Escrituras, a fim de estarem preparados para as interpretar, com o objectivo de instruir e edificar a igreja. É significativo o facto de ser na história do ministério de Esdras que se faz uma das primeiras menções ao púlpito (Ne 8:4). Ele tinha mais de professor do que de sacerdote. Do que se lê sobre o seu trabalho no livro de Neemias, vê-se que Esdras tinha o cuidado de instruir todo o povo na lei de Moisés; e não há razão para rejeitar a tradição judaica que liga o seu nome à compilação e edição do cânone do Velho Testamento. A compilação final do cânone pode ter sido, e provavelmente foi, um trabalho de uma geração posterior; mas parece ter sido Esdras quem o colocou na ordem que a Bíblia Hebraica agora ainda possui.
Durante cerca de quatorze anos, i.e., até 445 a. C., nada sabemos do que se passou em Jerusalém, depois que Esdras colocou em ordem os negócios civis e eclesiásticos da nação. Nesse ano, aparece em cena uma outra distinta personagem - Neemias. Depois que as muralhas da cidade foram reconstruídas por Neemias, muita gente se juntou em Jerusalém para assistir à sua consagração. No dia estabelecido, toda a população se reuniu e a lei foi lida por Esdras e pelos seus assistentes em voz alta (Ne 8:3). Esta cena notável é descrita em detalhe. Deu-se um grande despertar religioso. Durante vários dias, eles estiveram reunidos em assembleias solenes, confessando os seus pecados e oferecendo sacrifícios solenes. Deram, também, início à festa dos Tabernáculos com grande solenidade e entusiasmo, renovando o seu concerto nacional e afirmando-se, mais uma vez, como o povo do Senhor. Completaram-se os arranjos para os serviços no templo e, então, nada mais faltava, senão a dedicação dos muros da cidade (Ne 12:1-47)
2.) Um sacerdote de entre aqueles que voltaram para Jerusalém no tempo de Zorobabel (Ne 12:1).

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