domingo, 5 de outubro de 2008

CIRO - "Poder supremo"

O célebre "rei da Pérsia" (Elã) que conquistou Babilónia e emitiu o decreto de libertação dos Judeus (Ed 1:1,2). Era filho de Cambises, o príncipe da Pérsia e nasceu em 599 a.C.. No ano de 559 a.C., tornou-se no rei da Pérsia, sendo o reino da Média parcialmente incorporado na Pérsia depois de conquistado. Ciro era um grande líder militar, inclinado a conquistar para si todo o mundo. A Babilónia caiu perante o seu exército (538 a.C.) na noite do banquete de Belsazar (Dn 5:30) e a soberania da Assíria foi também acrescentada ao seu império (cf., "Sobe, ó Elão", Is 21:2).
Até aqui, os grandes reis da terra tinham oprimido os Judeus. Ciro foi para eles como um "pastor" (Is 44:28 e Is 45:1). Deus usou-o para que rendesse serviço ao seu povo. Pode ter obtido, através do contacto com os Judeus, algum conhecimento da religião deles.
O "primeiro ano de Ciro" (Ed 1:1) não é o ano da sua subida ao trono dos Medos, nem ao trono dos Persas, nem o ano da queda de Babilónia, mas o ano que sucedeu aos dois em que "Dario, o Medo" foi vice-rei na Babilónia, após a sua queda. Só neste momento (536 a.C.) Ciro se tornou rei da Palestina, que passara a incorporar o império Babilónico. O édito de Ciro para a reconstrução de Jerusalém marcou uma grande época na história do povo Judeu (2Cr 36:22; Ed 1:1-4; Ed 4:3; Ed 5:13-17; Ed 6:3-5).

Nenhum comentário: